5 lições que só as empresas que já adotaram a Cloud Computing podem ensinar
maio 29, 2017
Qual a relação entre o Cloud Computing e a comunicação na sua empresa?
junho 12, 2017

Por que apostar nas boas práticas de TI?

A TI se faz cada vez mais presente em todos os setores de uma empresa, independentemente do porte ou segmento do negócio. Isto faz com que apostar nas boas práticas de TI já não seja mais uma exclusividade de grandes organizações, e sim uma necessidade para empresas de todos os tamanhos que desejam crescer de forma estruturada e sustentável.

O fato é que as boas práticas de TI são adaptáveis para a realidade de qualquer organização, e quando estão alinhadas com as estratégias do negócio, podem causar um impacto direto nos resultados.

Mas afinal, o que são as boas práticas de TI?

Boas práticas de TI não fazem parte de uma norma ou metodologia específica, mas são, de fato, um conjunto de melhores práticas sugeridas para garantir a qualidade nos processos.

Os principais objetivos das boas práticas de TI são garantir que os serviços oferecidos pela área de tecnologia sejam entregues com o desempenho esperado, de forma segura e com um suporte de qualidade, prevenindo e minimizando os riscos de incidentes.

Para a sua implantação, existem alguns frameworks de referência que vão ajudar a empresa na organização e documentação de todos os processos. Atualmente, os frameworks mais utilizados em todo o mundo e específicos para governança de TI são o COBIT e ITIL.

Também é comum encontrarmos empresas que utilizam nas boas práticas de TI outros modelos de gestão, como o PMBOK, que é um framework para gerenciamento de projetos, e o BSC (Balanced Score Card), um modelo de planejamento estratégico, que transforma objetivos estratégicos em operacionais. A vantagem destes modelos é que eles são flexíveis e adaptáveis à realidade de qualquer setor ou organização.

Como se tratam de conjuntos de melhores práticas, os frameworks são divididos por módulos e podem ser ajustados de acordo com o tamanho e realidade de qualquer negócio. No ITIL, por exemplo, a empresa pode aplicar um modelo de boas práticas apenas para a equipe de suporte e com acordos de SLA, que vão garantir a qualidade no atendimento dentro de um tempo de resposta e resolução previamente acordado entre todas as partes.

É de fundamental importância destacar que as boas práticas de TI podem impactar diretamente nos resultados do negócio. Vejamos alguns motivos que levam uma empresa a apostar nelas:

#1 Otimização dos recursos

Limitar o orçamento da TI é comum em todas as empresas, especialmente em tempos de crise. Por esse motivo, todos os recursos destinados à tecnologia precisam ser otimizados. Porém, ainda que o orçamento esteja reduzido, estes recursos precisam garantir a qualidade em todos os serviços que a TI oferece para a organização.

Neste cenário, as boas práticas de TI ajudam a empresa a avaliar todas as soluções de acordo com o orçamento disponível e auxiliam na criação de processos otimizados para cada serviço oferecido.

#2 Redução de riscos com incidentes

Quanto maior a dependência sobre os recursos de TI, maior o impacto para o negócio quando um incidente ocorre. Imagine uma empresa sem acesso ao seu sistema de gestão, sem poder realizar vendas e faturar, ou, então, que esta organização esteja perdendo todas as suas informações, como cadastro de clientes, histórico de vendas e movimentações financeiras, pois o backup não funcionou com êxito.

Este tipo de situação pode ser fatal para uma empresa. Portanto, dentre os principais benefícios da aplicação das boas práticas de TI está a prevenção de incidentes, que, consequentemente, irá minimizar os riscos para o negócio. E para isto, não são necessários grandes investimentos, mas apenas um conjunto de processos que vão garantir a continuidade da operação caso qualquer incidente venha a ocorrer.

As boas práticas de TI sugerem a aplicação de um plano de recuperação, que irá avaliar todos os riscos e qual o impacto de cada um para o negócio. Dessa maneira, é possível definir em quanto tempo se faz necessário reativar as operações sem causar grandes prejuízos para a empresa.

#3 Diferencial competitivo

Quando as boas práticas de TI são implantadas e utilizadas de forma alinhada às estratégias do negócio, a empresa ganha um diferencial competitivo muito valioso em relação ao mercado.

As boas práticas de TI ajudam a empresa a ser mais eficiente, a satisfação dos usuários é elevada pela qualidade dos serviços prestados e a organização fica mais preparada para alcançar o crescimento esperado.

E você, utiliza alguma boa prática de TI na sua empresa? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *