6 dicas para uma redução de custos com a infraestrutura de TI
maio 3, 2017
Apostar em nuvem híbrida, pública ou compartilhada?
maio 26, 2017

Como educar seus colaboradores para o Cloud Computing?

Com o avanço das soluções de Cloud Computing no ambiente corporativo, os processos e serviços são migrados para nuvem em uma velocidade cada vez maior, mudando a rotina de usuários e da equipe de TI, que passam a contar com nova gama de recursos a sua disposição.

Porém, assim como toda novidade, por mais benefícios que Cloud Computing ofereça para as empresas, é comum encontrar resistência à mudança por parte de alguns colaboradores. Ao mesmo tempo, novas ameaças surgem para o ambiente de TI e precisam de um cuidado diferenciado dos usuários.

Neste artigo, iremos desvendar algumas táticas fundamentais na educação dos colaboradores ao adotar cloud computing, evitando, assim, as resistências e minimizando os riscos ao negócio. Boa leitura!

Comunicação sobre as mudanças

Uma das ações mais importantes na adoção de cloud computing é a utilização de uma boa estratégia de comunicação antes da própria mudança. Para muitos colaboradores, o conceito de computação em nuvem ainda é novo e pode ser mal interpretado se não for bem explicado.

Uma estratégia de comunicação eficiente, explicando os ganhos que a empresa e os próprios usuários terão com esta nova tecnologia é fundamental para evitar contra-argumentos e reduzir a resistência de usuários mais resilientes a mudanças.

Focar no ganho de produtividade e mobilidade é fundamental. Como a segurança também é uma preocupação recorrente, a comunicação deve deixar claro que a utilização de cloud computing não oferece nenhum risco ao negócio.

Conscientize sobre os riscos em relação à segurança da informação

As soluções de cloud computing são seguras, mas conforme sua adoção se expande ao uso de dispositivos móveis, ela exige maiores cuidados por parte dos usuários.

Estes cuidados aumentam porque os dispositivos passam a ser utilizados fora do ambiente corporativo, mas, ao mesmo tempo, acessando os serviços e a rede por meio da computação em nuvem.

Para evitar que os próprios dispositivos comprometam a segurança do ambiente em cloud computing, é preciso que haja uma conscientização aos colaboradores quanto ao uso correto de seus tablets e smartphones, para evitar que sejam infectados por malwares e se tornem um ponto de falha na rede.

Tenha uma política clara de uso dos recursos de TI

Ter uma política clara e bem comunicada à empresa sempre foi fundamental, mas ela precisa ser revista e atualizada conforme a organização adota cloud computing.

Isto se faz necessário porque, como já vimos, os acessos aos serviços de TI passam a ser realizados de diferentes locais e dispositivos. Ao mesmo tempo em que essa inovação traz facilidades, novas ameaças em relação à TI surgem, e é preciso estar claro para todos os usuários quais regras devem ser seguidas para que seu uso não comprometa a segurança da informação.

Mantenha um canal aberto entre usuários e TI

Mantenha na empresa um canal de comunicação de fácil acesso com a equipe de TI. Dessa forma, todos os colaboradores podem acionar o time técnico para esclarecer suas dúvidas e comunicar qualquer incidente.

Nesse momento, é fundamental que a equipe de TI esteja devidamente treinada para lidar com as novas ameaças e saber esclarecer todos os questionamentos.

Porém, para tarefas de rotina, o canal pode disponibilizar roteiros e documentação de apoio aos usuários, para que eles possam acessar os serviços e fazer configurações simples, sem a necessidade de intervenção do time técnico.

Colaboradores treinados são mais produtivos e geram menos demanda ao time de suporte

Investir na educação dos colaboradores é uma excelente maneira de reduzir a resistência em um processo de mudança e facilitar a adoção de cloud computing.

Ao mesmo tempo, após a implantação, colaboradores treinados tendem a utilizar a tecnologia de maneira mais adequada, aumentando sua própria produtividade e sendo menos dependentes do time de suporte.

Funcionários devidamente instruídos para utilizar cloud computing cometem menos falhas, não expõem a empresa aos riscos e, dificilmente, provocam algum incidente que possa comprometer o funcionamento dos serviços.

Portanto, ao criar seu plano de adoção de cloud computing, sempre reserve uma pequena parte do orçamento para comunicação e treinamento dos usuários. Este valor investido, sem dúvidas, será revertido em mais produtividade e menos demanda para a equipe de TI.

E a sua empresa, já educou os colaboradores para usarem corretamente as soluções de cloud computing? Deixe seus comentários e até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *