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7 formas de garantir a segurança dos documentos na nuvem

Protect cloud information data concept. Security and safety of cloud computing.

Uma das principais aplicações de cloud computing é o armazenamento com segurança dos documentos na nuvem. Esse recurso atrai usuários tanto para uso pessoal quanto corporativo, devido ao grande ganho com mobilidade e facilidade de acesso as informações.

 

Ao usar uma solução de armazenamento de documentos na nuvem, os usuários não ficam mais restritos ao acesso de suas informações por um único dispositivo ou local, garantindo, assim, muito mais produtividade e facilidade de acesso.

Porém, apesar de todas as vantagens oferecidas pelos recursos de cloud computing, usuários pessoais e empresas precisam estar atentos quanto à segurança destas informações. O fato é que a computação em nuvem é realmente muito segura, desde que os devidos cuidados sejam tomados de maneira correta.

Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar 7 formas de garantir a segurança dos documentos na nuvem. Boa leitura!

#1 Usar uma senha segura

Os cuidados com a criação de uma senha são os mesmos para cada recurso digital a ser utilizado. Quanto maior a complexidade da senha, misturando números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais, maior será a dificuldade de um possível ataque de força bruta descobrir a verdadeira senha.

A recomendação de trocar de senha com frequência também é válida para a computação em nuvem, dificultando ainda mais qualquer tentativa de quebra de sigilo.

#2 Defina uma política de segurança de senhas e logins

No mundo corporativo, em que os usuários estarão gerenciando documentos da empresa na nuvem, é imprescindível a criação e publicação de uma política de segurança, que contenha regras para a criação de senhas e logins.

Esta política visa a proteger a empresa contra descuidos dos próprios colaboradores, tendo em vista que uma pequena falha é suficiente para causar um grande transtorno para toda a companhia e comprometer a segurança dos documentos na nuvem.

#3 Codificação dos arquivos

Além da utilização das senhas, o armazenamento com segurança dos documentos na nuvem também permite a codificação destes dados utilizando altos níveis de criptografia.

Esta codificação é importante para garantir que, se algum pacote for capturado por possíveis hackers, eles não consigam decifrar seu conteúdo por não possuir acesso à chave de criptografia.

#4 Tenha muita atenção às regras de compartilhamento

É natural, no ambiente corporativo, existirem diversos níveis de usuários em todos os setores, sendo que muitos documentos não podem ser acessados por todos os colaboradores.

Ao passar a utilizar a computação em nuvem como local de armazenamento de documentos, é preciso estar muito atento às regras de permissões de acesso para cada arquivo ou diretório.

Este cuidado evita que pessoas não autorizadas acessem documentos confidenciais, podendo causar algum dano para o negócio.

#5 Proteção de dispositivos

Como na computação em nuvem os documentos passam a ser acessados de vários dispositivos e locais, é preciso garantir, também, que estes equipamentos, conhecidos como endpoints, estejam protegidos.

Caso um endpoint esteja infectado por um malware, por exemplo, ele pode comprometer a segurança dos documentos na nuvem da empresa. Portanto, é fundamental investir em soluções de segurança para seus dispositivos, aumentando, assim, a segurança da informação e reduzindo os riscos para o negócio.

#6 Tenha segurança e backup automatizados

Praticamente todos os provedores de serviços na nuvem oferecem soluções de backups dos dados. Garanta que suas informações contem sempre com uma cópia de segurança, para que, em um eventual desastre, elas estejam seguras.

Sempre que possível, faça um backup dos dados na nuvem em um local diferente, que pode ser dentro da sua própria empresa, ou até mesmo do seu computador. Dessa forma, em um eventual problema com o fornecedor, suas informações não serão perdidas.

#7 Escolha de um bom fornecedor

Quando seus dados são guardados na nuvem, a responsabilidade pelo armazenamento, segurança e disponibilidade destas informações passam a ser do fornecedor de serviços contratado.

Lembre-se da importância dessas informações para sua vida pessoal e para o seu negócio e procure sempre conhecer a procedência do provedor de computação em nuvem que está sendo contratado. Esteja atento às cláusulas contratuais, que devem incluir itens como a responsabilidade de cada parte, o suporte oferecido e o tempo de retorno caso alguma solicitação seja necessária.

Muitos fornecedores já estão atentos aos cuidados necessários com a segurança dos seus documentos na nuvem: cabe aos clientes cobrar, conferir e garantir que seus dados estejam bem protegidos.

E você, já armazena seus documentos na nuvem? Deixe seus comentários e até a próxima.

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