Você conhece os riscos aos quais sua estrutura de TI está exposta?
junho 20, 2017
7 formas de garantir a segurança dos documentos na nuvem
julho 3, 2017

6 desafios do gestor de TI em qualquer empresa

Já sabemos que a TI se tornou um dos setores mais importantes dentro das empresas, fazendo parte diretamente das decisões estratégicas do negócio. Ao mesmo tempo em que ganha destaque nas organizações, os desafios do gestor de TI só aumentam, devido à maior complexidade e visibilidade da área para o negócio.

Neste artigo, vamos conhecer os maiores desafios vivenciados nas empresas pelo gestor de TI, para que você possa identificá-los e avaliar como eles podem impactar diretamente o seu dia a dia. Boa leitura!

#1 Alinhar a TI com as estratégias de negócio

Conforme as soluções de TI evoluem e se tornam uma peça-chave nas estratégias de negócio, todo o planejamento do setor deve ser realizado em conjunto com o plano de governança corporativa.

Este alinhamento é fundamental para que o gestor de TI possa direcionar seus investimentos de forma que atendam às necessidades de crescimento da empresa, suportando novas tecnologias, usuários ou um maior volume de acessos aos serviços oferecidos aos clientes.

Caso este planejamento não seja feito em conjunto, existe um grande risco de os planos estratégicos da empresa sofrerem atrasos ou não acontecerem por falta de recursos, já que a área de TI não foi envolvida no momento da definição das estratégias.

#2 Manter um ambiente seguro

Diariamente, milhares de ameaças virtuais surgem na internet, colocando em risco a segurança da informação de pessoas e empresas. Por isso, manter um ambiente seguro é um dos maiores desafios, e não à toa, uma das maiores preocupações e desafios do gestor de TI.

O fato é que não se pode afirmar que exista um ambiente de TI 100% seguro, mas os gestores precisam estar atentos à confiabilidade das soluções que estão sendo utilizadas na sua empresa e garantir que estejam sempre atualizadas e configuradas da maneira mais adequada.

Este zelo com a segurança reduz significativamente os riscos de a empresa sofrer algum ataque e prejuízos.

#3 Utilizar o orçamento da forma mais adequada

Muitas empresas costumam trabalhar com orçamentos anuais pré-definidos para cada área, e, normalmente, o valor é abaixo do que os gestores julgam necessário. Em tempos de crise, este orçamento pode ser reduzido ainda mais.

Esse é outro dos desafios do gestor de TI: utilizar o orçamento da melhor maneira possível, distribuindo-o entre as prioridades do setor, mas sempre estando atento à segurança e aos investimentos necessários para atender às estratégias da organização.

Vale lembrar que um ambiente de TI está em constante mudança, e o orçamento anual deve ser dividido entre renovação de equipamentos, softwares e soluções, segurança, entre vários outros recursos necessários.

#4 Estar sempre atento às novas tecnologias

Novas soluções surgem a toda momento. Com a evolução de tecnologias, como a computação em nuvem e IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas), uma verdadeira enxurrada de ofertas aparecem para gestores de TI diariamente.

Estar atento a estas novas tecnologias é fundamental para conhecer as tendências do mercado e identificar oportunidades de evolução para a empresa. Ao mesmo tempo, esse é um dos desafios do gestor de TI: não desviar o foco da atual estrutura.

É preciso saber equilibrar a adoção e estudo de novas tecnologias com os cuidados da atual infraestrutura, e caso uma nova solução seja adquirida, sua adoção deve acontecer de forma gradual, sem gerar grandes impactos no dia a dia dos colaboradores.

#5 Atender as evoluções do mercado

Novas tecnologias também geram mudanças nos mercados. Os dispositivos móveis e a variedade de ofertas de aplicativos têm gerado uma nova demanda por mobilidade nas empresas.

Da mesma forma, o surgimento de soluções nas indústrias tem feito surgir uma nova revolução industrial, chamada de indústria 4.0.

Estas necessidades geram novos desafios, como encontrar a melhor maneira de adaptar a realidade do seu negócio, mantendo a empresa sempre atualizada e competitiva no mercado.

#6 Encontrar parceiros de confiança

Hoje, o ambiente de TI de uma empresa conta com diversos tipos de recursos. São adquiridos com frequência soluções de hardware, software e serviços para compor todo o ecossistema necessário para este ambiente funcionar corretamente.

A variedade e complexidade das soluções também gera um dos desafios do gestor de TI, que é contar com fornecedores e parceiros de confiança. Como a maior parte das soluções em um ambiente de TI é integrada e interdependente, caso um parceiro falhe ao entregar uma solução que não atenda aos requisitos do negócio, pode comprometer todo o ambiente, afetando diretamente a produtividade e a segurança da TI.

Gostou deste artigo? Ficou com alguma dúvida sobre os desafios do gestor de TI? Deixe seus comentários e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *