6 razões para você adotar um plano de contingência na sua empresa
julho 10, 2017

5 razões para aderir ao Cloud Backup

Contar com uma solução de backup é imprescindível para qualquer ambiente de TI. Até mesmo usuários pessoais devem ter sempre com uma cópia de segurança atualizada de seus dispositivos, pois a perda de informações causa transtornos e prejuízos que podem ser irreparáveis.

Porém, contar com um backup sempre atualizado nem sempre foi uma tarefa fácil. Mas graças a evolução de diversas tecnologias, em especial da computação em nuvem, hoje, temos soluções que garantem muito mais facilidade, seja na hora de se copiar ou restaurar as informações necessárias.

De fato, a computação em nuvem fez surgir um novo conceito de cópia de segurança, que tem sido adotado por empresas de todos os tamanhos, conhecido como cloud backup. Caso você ainda não a utilize na sua empresa, vamos citar, neste artigo, 5 razões que irão lhe fazer repensar sua estratégia. Boa leitura!

#1 Não exige altos investimentos iniciais

Dependendo do porte da empresa, uma solução de backup local, com unidades de fitas magnéticas, storages e softwares, pode ter um peso representativo no orçamento, comprometendo, assim, a verba da TI.

Uma solução de cloud backup pode ser contratada no modelo SaaS (sigla em inglês para Software como Serviço), de forma que a empresa pague apenas pelo espaço consumido, sem necessidade de aquisição de qualquer hardware ou software adicional.

Este tipo de solução reduz drasticamente o TCO (sigla em inglês para Custo Total de Propriedade), tornando-se um investimento muito mais atrativo em termos financeiros.

#2 Maior segurança contra furtos e desastres

Uma solução de backup local está sujeita aos mesmos riscos que os dispositivos em produção, quando se fala em casos como furtos ou desastres.

Manter um ambiente completo e seguro em outro local apenas como backup era possível somente para poucas empresas. Porém, com cloud backup, qualquer organização pode manter todos os seus dados e até mesmo replicar seu ambiente de TI na nuvem, garantindo a continuidade do negócio em uma eventual falha do ambiente em produção.

#3 Muito mais facilidade na gestão

Soluções de backup local costumam ser complexas na instalação e gerenciamento. Os softwares tradicionais tendem a não ser intuitivos e há a necessidade de os responsáveis trocarem a mídia de backup com frequência, o que gera uma grande margem de erros que pode comprometer a confiabilidade das cópias de segurança.

A forma de gerenciar uma solução de cloud backup evoluiu junto com a própria tecnologia. Evidentemente, cada fornecedor de solução possui seu próprio gerenciador, mas, de um modo geral, esses provedores oferecem um painel de gestão simples e intuitivo, que, com poucos parâmetros, se torna uma solução de backup completa e segura.

Como as cópias são armazenadas no ambiente do provedor de computação em nuvem, não há a necessidade de trocar a mídia, e toda a operação passa a funcionar automaticamente, gerando alertas aos gestores caso algo de errado seja detectado.

#4 Não há limitação de espaço

Outro terror para administradores de TI que possuem backup ainda no ambiente local é o alto crescimento do volume de dados nas empresas.

Conforme a tecnologia evolui, as empresas passam a ter acesso a uma quantidade muito maior de dados de diversos tipos. Arquivos de mídia, por exemplo, passaram a ser gerados com muito mais qualidade nos últimos anos, mas, por outro lado, ocupam um espaço maior nos servidores, e consequentemente, nas mídias de backup.

Algumas delas costumam ser caras, ou, também, é comum as empresas não encontrarem mais o tipo de mídia para seu ambiente, pois sua solução está defasada tecnologicamente – o que faz com que os operadores tenham que deixar parte das informações de fora, ou reduzir o tempo de armazenamento das cópias para reutilizarem algumas mídias.

Este é outro grande benefício do cloud backup. Por utilizar o ambiente de um provedor de serviços na nuvem, a empresa nunca fica limitada devido ao crescimento do seu volume de dados: ela poderá consumir quanto for necessário, pagando apenas pelos recursos utilizados.

#5 Apoio e suporte de uma empresa especializada

Ao contratar um serviço de cloud backup, o cliente também passa a contar com o apoio de uma empresa especializada, com uma equipe técnica capacitada para apoiar na melhor estratégia de backup.

Ter este apoio é uma garantia de estar utilizando a solução da maneira mais adequada, aumentando, assim, a segurança das informações e reduzindo os riscos para o negócio.

E você, já adotou o cloud backup na sua empresa? Deixe seus comentários e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *